quarta-feira, 7 de outubro de 2015

NÓS ACREDITAMOS EM NOVOS TALENTOS! Pixel Ti terá stand na PROJETE/CEFETE 2015




Nos dias 7,8 e 9 de outubro, das 18h às 21h, a ETE promoverá a XXXV Feira de Projetos Futuristas, a PROJETE, e  também irá sediar a primeira edição da FECETE, Feira Estadual de Ciências e Tecnologia.

Os eventos contam com o apoio de várias empresas da região, além da Associação Brasileira de Incentivo à Ciência, CAPES, CNPQ, Governo Federal, Ministério da Ciência e Tecnologia e Ministério da Educação.

A FECETE é uma grande mostra de projetos científicos e tecnológicos de estudantes do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico de todo o estado de Minas Gerais.

Na ProjETE, um dos destaques é o ‘Exoesqueleto para Bombeiros’. Inspirado em filmes de ficção científica, o protótipo é uma espécie de armadura com sistemas de compressão (da área de automação), que são capazes de intensificar a força de trabalhadores, ajudar a levantar peso e remover escombros.

Para auxiliar deficientes auditivos, um grupo de estudantes desenvolveu o ‘Helper’, aplicativo que converte a fala do professor em escrita, mostrada em um computador para os alunos. E possibilita a interação dos alunos com os docentes, por meio de uma pulseira acionada por três botões com as falas ‘não entendi’, ‘venha aqui’ e ‘vou sair da sala’. O professor recebe as mensagens por um dispositivo em sua mesa.

Um terceiro grupo, vindo da zona rural, percebeu a dificuldade que muitos trabalhadores tinham em manusear e configurar as chocadeiras do mercado e desenvolveram um protótipo de fácil manuseio, a ‘Chocadeira Eletrônica’, configurada automaticamente por um software. “A nossa chocadeira é bem intuitiva, basicamente coloca-se o ovo e, cerca de 20 dias depois, retira-se o pintinho. Não é preciso fazer nada”, explica o aluno da ETE, Marcelo Oliveira, integrante do grupo. O projeto também é de baixo custo, tornando-o ainda mais acessível aos produtores.

A Fecete, que recebe ideias de escolas públicas e particulares de todo o estado mineiro, tem entre seus projetos de destaque os ‘Óculos da Privacidade’, desenvolvidos por estudantes da Escola Estadual Técnico Industrial Professor Fontes, de Belo Horizonte. O protótipo visa resolver o problema da privacidade de informações em um ambiente coletivo, permitindo que apenas a pessoa com os óculos enxergue o que está na tela de um computador. Quem está fora vê a tela em branco. Isso é possível com a retirada de uma pelicula do computador e colocada nos óculos.

Outra ideia, que visa aumentar a segurança em residências, é a Smart House, desenvolvida por estudantes do Centro de Educação Profissional "Tancredo Neves" - Brazópolis. Uma casa inteligente é equipada com diversos sensores, que realizam ações para aumentar o conforto e a segurança. Entre as ações, uma se diferencia: o aparelho avisa quando o morador deixa a residência sem trancá-la, emitindo sinais visuais e sonoros.

Abrangendo várias áreas do conhecimento e das ciências, as duas feiras reunirão futuros talentos na região conhecida como Vale da Eletrônica. Os projetos em exposição são feitos por estudantes de 13 a 20 anos e que podem ser aplicados em segurança, sustentabilidade, acessibilidade, sociabilidade, tecnologia e mobilidade urbana. A Fecete é aberta ao público das 15h às 21h; a ProjETE, das 18h às 22h, ambas com entrada gratuita.

Não deixe de prestigiar os alunos da ETE e de todo o estado de Minas Gerais e também conhecer o estande da Pixel Ti.

Sétima escola do mundo no segmento de eletrônica, a ETE FMC é conhecida internacionalmente como uma das mais importantes instituições de ensino do país e integra a Rede Jesuíta de Educação, com colégios espalhados pelo mundo inteiro e quase 500 anos de tradição.

NÓS ACREDITAMOS EM NOVOS TALENTOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário