quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Dicas para escrever melhor no trabalho

Clareza, objetividade e uso correto da língua são pontos que você deve dominar para uma comunicação eficiente!



Escrever de maneira correta, clara e objetiva tornou-se uma nova preocupação para o profissional que deseja se destacar. Os e-mails passaram a ser uma das principais ferramentas de comunicação no trabalho. Além deles, textos empresariais como relatórios, atas e contratos não deixaram de existir.
Além de clareza e objetividade, a comunicação depende de coerência e coesão. O primeiro refere-se à harmonia na sequência de ideias apresentadas no texto; o segundo, à conexão entre suas partes através de "palavras ou expressões que estabeleçam a transição de ideias, como pronomes, advérbios e conjunções".Todos esses meios têm como objetivo a transmissão de mensagens e fazem uso da linguagem para serem eficientes. “O interlocutor tem que entender sua mensagem sem ficar com alguma dúvida”, diz Rosângela Cremaschi, consultora da RC7 Consultoria Empresarial e Educacional e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. “Vá direto ao assunto. Sem rodeios e linguagem prolixa. Agilidade significa produtividade, que significa lucro.”
O uso correto da língua também é fundamental. Grafia, pontuação e concordância devem seguir as regras gramaticais da norma culta. Erros como a separação de sujeito e verbo com uma vírgula demonstram desconhecimento do próprio idioma.
O Novo Acordo Ortográfico vigente no Brasil desde 2010 tornou ainda mais importante a atualização do profissional em relação à língua que utiliza todos os dias. Pontos específicos de acentuação e separação de palavras com hífen, por exemplo, foram alterados e a reciclagem do idioma é a única forma de manter-se de acordo com a norma culta. Rosângela defende que devemos estudar as novas regras. “Não é um bicho de sete cabeças, não houve mudanças em todos os conteúdos.”
Abaixo, confira três dicas da consultora para fazer um melhor uso da linguagem no ambiente de trabalho:
1. Revise seu texto e coloque-se no lugar de quem vai lê-lo - Revisar o texto é perceber se a mensagem está clara e será compreendida integralmente por seu interlocutor. Faça um teste. Escreva um e-mail importante, mas deixe para enviá-lo somente no dia seguinte. Ao reler, talvez perceba que o texto está confuso ou que falta alguma informação necessária. Isso acontece porque, quando escrevemos, as ideias estão muito claras em nossa mente. Quando invertemos o papel de emissor para receptor, muitas vezes percebemos que a mensagem está confusa ou incompleta. Por isso, é importante, mais do que reler o texto, mudar o olhar para se colocar no lugar do leitor.
2. Não deixe as dúvidas passarem - É comum as pessoas relatarem que, quando se deparam com uma dúvida, mudam a frase para evitar determinada construção. Nesse momento, foi desperdiçada uma grande oportunidade de aprendizado. Quando questionamos a escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão, ou ainda a construção de uma frase, essa é a melhor hora para consultar materiais que temos à mão, tirar nossas dúvidas e nos certificar de que estamos escrevendo de maneira correta.

3. Não tenha medo de errar - Arrisque novas formas de escrever seus textos, brinque com as palavras, faça novas construções... Considere o erro como trampolim para o acerto. Ao escrever de forma criativa e inovadora, você cria um estilo próprio de escrita e faz a diferença no universo corporativo.

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